terça-feira, 12 de outubro de 2010

FESTIVAL DO RIO


Aos meus leitores peço desculpas por não ter postado antes minha visão sobre os vencedores do Festival do Rio. Para me redimir volto a escrever falando sobre o grande campeão da Premiére: Vips, de Toniko Mello. O filme ganhou o Trofeu Redentor de Melhor Longa-Metragem, melhor ator e atriz coadjuvante para Jorge D'Elia e Gisele Fróes, que foi a mãe do protagonista, e também foi premiada a excelente atuação de Wagner Moura, que ganhou o trofeu como melhor ator, mas isso é outra história...

VIPS

Quando lemos a palavra "vips" nos vem a mente celebridades, pessoas da alta sociedade, que tem acesso irrestrito a qualquer lugar e que todos querem estar perto. O personagem vivivo por Wagner Moura, Marcelo Nascimento (não é o capitão hein), estava longe de ser uma pessoa considerada "vip".
O mentiroso compulsivo fingiu ser muita gente, e isso aconteceu de verdade, é, a história é real. As pequenas mentiras se tornaram grandes mentiras, era, ou melhor é, o dom de Marcelo. Foi desde dono da Gol até líder do PCC na cadeia, se arriscou, sem dúvida, mas conseguiu o que queria: pilotou um helicóptero, se envolveu com belas mulheres, ficou amigo de gente importante e acabou com uma rebelião.
Wagner convence pelo olhar. Não conseguimos ficar irritados com as mentiras do protagonista, vemos inocência nele, vemos que ele acredita em suas mentiras. O filme muitas vez é engraçado, os pontos altos são quando o chefe de Marcelo diz que odeia armas e tem várias na parede, outro ponto do filme que o publico se diverte é na entrevista do personagem a Amaury Jr, que o trata como um amigo, pensando que é o dono da Gol Constantino.
Marcelo rendeu reportagens, o livro que inspirou o filme, Vips- Histórias reais de um mentiroso, de Mariana Caltabiano, um documentário de mesmo nome e essa ficção. Mas continua na cadeia, talvez mentindo, talvez falando a verdade, mas ninguém dá crédito...

6 comentários:

Suzana Melo disse...

Quero assistir esse filme.Ótima dica!!!Parabéns pelas postagens.

Anônimo disse...

Viva o cinema brasileiro !!!

Jonas disse...

Estou dom saudades de ler suas matérias, está escrevendo em outro blog? Você é formidavel......

Monique disse...

Obrigada, Jonas! Não estou escrevendo em outro blog não...é que os compromissos com a faculdade me afastaram daqui...mas estou com um novo projeto, em breve te conto!
bjs

Anônimo disse...

http://oglobo.globo.com/blogs/megazine/posts/2011/02/16/no-que-voce-esta-pensando-agora-363472.asp
Preciso de um favor seu, que você comente o post "No que você está pensando agora?", é meu. Os 3 que tiverem mais comentários vão fazer parte do conselho editorial da revista Megazine do O Globo.
Tem q fazer cadastro p/ comentar, mas vale a pena o esforço.

bjss

Iracema Queiroz disse...

Adorei a maneira pela qual você descreveu o filme, Wagner Moura é um astro e esse filme é muito interessante, vale a pena conferir nos cinemas!

Postar um comentário

 

Encare Design by Insight © 2009