sábado, 14 de maio de 2011

Um artista completo: da poesia às grandes mídias


Uma francesa abre a porta do apartamento no Leblon e pede que espere o marido que está no banho. Com brilhos nos olhos a ex-diretora da Elite Models de Nova York, a bonita loura Nathalie Bernier, conta que conheceu o ator, cantor, compositor, poeta e ex-participante do reality show da TV Record, A Fazenda, Igor Cotrim na festa da atriz e apresentadora Babi Xavier, rapidamente engataram um namoro e três dias depois já estavam morando juntos. Como diz Igor, rei dos trocadilhos, a francesa entrou na sua vida à francesa.

O paulista Igor, que veio para o Rio de Janeiro por causa da TV Globo, entra na sala com sua camisa com o número 22 remetendo à loucura, cabelos molhados e largo sorriso, recolhe o lixo, pega um cigarro, sem superstição mexe com sua gata preta e está pronto para a entrevista.

O ator, que interpretou de 1999 a 2003 o personagem badboy Boca de Lixeira no seriado juvenil Sandy e Junior, cresceu e hoje é um ator premiado no cinema. Ganhou prêmios de melhor ator no Festival de Cinema de Natal, Amazonas Film Festival e Fortaleza Especial do Júri IV For Rainbow pelo seu primeiro filme Elvis e Madona, de Marcelo Lafitte, em que interpreta um travesti que se apaixona por uma lésbica (personagem de Simone Spoladore). “Nada fica no lugar do ao vivo, mas o cinema eterniza”, diz o ator formado pela escola de arte dramática da USP.

No momento Cotrim se prepara para viver o cartunista Ota no documentário-ficção Ota the movie, de Tatiana Issa e Raphael Alvarez, diretores do premiado documentário Dzi Croquettes, e fazer o filme O Ermitão, de Jovany Sales Rey. As duas produções têm previsão de começar a serem gravadas em junho. Igor soube que Ota ia lançar um livro, Relatório Ota do Sexo, escreveu uma poesia para ele e acabou levando o papel. O mesmo aconteceu com Elvis e Madona, em que Igor escreveu um poema sobre travestis. Aliás, a música Reflexo, do filme Elvis e Madona, é de sua autoria.

Depois de gravar o filme, Igor se rendeu a proposta de participar da Fazenda 2. Ele, que se define como “Igorcêntrico”, diz, sem demagogia, que sim, a mídia é importante: “O artista precisa de alma, público. Mas temos que saber usar a mídia a favor disso.” O ator teve uma participação marcada por polêmicas, como quando reclamou do desperdício de comida no Ano Novo, chegando a chorar e dizer que não deveria estar lá, e as brigas quase diárias com o modelo Caco Ricci, sua maior desavença. Igor diz que quando saiu caiu o ibope e que pessoas da produção torciam por ele: “Meu aval da Fazenda foi da produção, eles sabiam de tudo o que está acontecendo. Quando saí a produção e o Brito Jr vieram falar comigo e elogiaram minha participação”, conta satisfeito. Ele entrou no reality para divulgar o filme Elvis e Madona, o livro de poesias Ali como lá e o grupo de rock com críticas sociais em tom de humor, Beep-Polares.

- Um dia o Igor precisou ir morar no meu apartamento por uns tempos, lá criamos um programa para TV que se chamava Beep-polares, onde poderíamos escoar nossa arte. Um dos blocos seria de música e começamos a compor juntos, mas fizemos tantas letras em tão pouco tempo que resolvemos montar a banda antes do programa e assim foi até hoje, conta Pedro Poeta, parceiro de banda de Igor.

A equipe acompanhou o show do grupo no Corujão da Poesia e viu um Igor ator-cantor, que faz graça no palco e provoca a plateia. Quando sai do palco dá um abraço apertado em quase todos os presentes e toma uma cerveja.

O vocalista da banda Detonautas, Tico Santa Cruz, é um grande amigo e admirador de Igor. Eles se conheceram há quatro anos no Corujão da Poesia, como o nome já aponta um sarau que acontece de madrugada, e logo depois formaram o grupo Voluntários da Pátria, em que tentam chamar a atenção da sociedade para a corrupção e violência no Brasil através de palestras e manifestações.

- Para mim, Igor é um dos poucos artistas completos nesse mar de pessoas conectadas muito mais com a fama que o trabalho pode gerar do que com a qualidade e a preocupação com a arte. Igor é reativo e ansioso, por isso talvez tenha encontrado nele uma mente genial, perturbada, porém extremamente talentosa, e apresenta um bom coração. Igor sempre me pareceu um ser humano de bom coração, elogia Tico.

Quem vê Igor não imagina que ele quase se enveredou por outro lado, chegou a cursar Escola Técnica Federal e pensou em ser engenheiro mecânico, por causa de negócios da família, mas no terceiro ano começou a fazer aulas de teatro gratuitas e largou tudo. Sua irmã gêmea Caroline sempre soube que tinha talento:

- Quando criança estudávamos criando músicas e rimas. O Igor gosta desde pequeno do ator Jack Nicholson e tinha uma pasta com recortes de todos os filmes dele. A gente brincava que ele sabia até o nome do mordomo do Jack, conta a especialista em quirópteros.

O pai, que é militar, não gostava da ideia de que seguisse carreira artística. “Uma vez achei uma foto do meu pai fantasiado e descobri que ele queria ser ator, então depois disso ele nunca mais abriu a boca”, ri Igor.

7 comentários:

Gisela Torres disse...

Amei o texto! Estava com saudades de seus textos.

Pattrícya disse...

Ahh... adorei! Ficou ótima a materia, pra variar né nique!
ótimaaaa... parabéns amiga! cada vez melhor.
Sucesso sempre
beeijo!

Monalisa Marques disse...

Até agora não tinha lido nada seu. Seu "eu pessoa" transmite um ar de quem sabe fazer, mas seu "eu autora" evidencia isso.

Parabéeens, Moniqueee! É isso aí. Observar o ambiente, não se ater somente ao que o entrevistado diz. Ele pode dizer muito mais com gestos, afinal.

Beijão!
Ps.:
Vou ali na cozinha colar meu dedo com superbonder porque ele caiu.

Unknown disse...

MENDIGO GATO
recorda essa reportagem feita no ano passado, com Ricardo Nobrega?
Eu ando a buscar uma forma de falar e encontrei esse blog, por favor entre em contacto comigo deyserichter@hotmail.com
O MENDIGO GATO DO LEBLOM é da minha cidade esta desaparecido e finalmente por causa da sua reportagem o encontrei,
Ele é um grande artista da nossa cidade, eu vivo em portugal e recebi essa noticia que me deixou chocada pois ele é muito importante para mim, e para muitos, ja temos vários artistas di Brasil de Portugal Alemanha Venezuela, estamos todos a manifestar no facebook para resgata-lo, ele não é um simples ex bailarino ele é um mestre por favor entre em contacto comigo para que possa nos ajudar que a história do Ricardo tenha um final feliz, por favor, estou tão longe mas a 6 fias não durmo a procura e formas de o ajudar, não sei se vai ver esse comentário mas ate agora a buscar na Internet foi a unica forma que encontrei de falar consigo, meu e-mail deyserichter@hotmail.com
Numero português 00 351 911023532
A uma semana so se fala no Ricardo no face, ele não é um mendigo de corpo atleta ele é um grande artista sumiu em busca de trabalho, se hoje sou o que sou devo a ele, e não durmo a noite a pensar que ele esta na rua.

Unknown disse...

http://blogs.portalnoar.com/fatorrrh/historia-antiga-revela-um-amor-proibido/

Unknown disse...

Por favor abra o link que mandei e veja a repercussão da matéria e os comentário dos alunos

Unknown disse...

Igor Cotrim é um grande ator, eu adorava Elvis e Madonna. É uma história curiosa, considerando os tempos, este estreante fita de Marcelo Laffitte poderia ser enquadrada mais como uma comédia romântica do que drama. Fiquei surpreso ao ver no elenco Simone Spoladore que está estrelando uma série altamente controversa chamada Magnífica 70, finalmente, voltar para o elenco deve dizer foram chave para o sucesso deste filme. Elvis & Madona é uma grata surpresa e faz jus aos prêmios que tem recebido. Conta uma boa história de amor possível (com seus percalços) e é ousado, abusado e angraçado. Não subestima a inteligência do espectador e muito menos provoca qualquer constrangimento sexo-sócio-cultural.

Postar um comentário

 

Encare Design by Insight © 2009