terça-feira, 5 de outubro de 2010

FESTIVAL DO RIO


TRAMPOLIM DO FORTE

O filme Trampolim do forte, que conta a história de crianças à margem da sociedade, foi exibido no Cine Encontro na quinta-feira, 30, e teve a participação no debate, logo em seguida, de grande parte dos envolvidos.
Os preparadores de elenco fizeram 400 testes e pré-selecionaram 45 crianças. Os escolhidos fizeram parte da escola Trampolim das Artes, fundada por causa do filme. A única que fugiu à regra foi a atriz Laís Duarte, que viveu a Flor, encontrada em um ponto de ônibus. A produtora Lia Mattos disse que os preparadores quiseram deixar as crianças a par de todo o filme: “A nossa preocupação maior era que os meninos entendessem a história e o processo de realização”, diz.
Houve realmente por parte das crianças o entendimento de Trampolim do forte. Tanto Laís quanto Everton Machado, que viveu o menino de rua Fuleirinho, disseram que os dramas dos seus personagens são um problema da sociedade. “Fuleirinho não é daquele jeito porque ele quer. A sociedade o transformou em uma bomba-relógio”, reflete Everton. Já a menina diz que a prostituição, drama vivido pela sua personagem, deve ser olhada com outros olhos: “Elas não têm família. A Flor representa milhares de meninas que vivem por aí”, diz.
A maneira da filmagem foi adotada pelo tipo de cena que é feita: “Pensamos assim: tudo que fosse saltar seria filmado de maneira precisa e o que fosse viver imprecisa”, revela o diretor.
O jornalista e crítico de cinema Mário Abbade, mediador do debate, questionou se o trampolim é o lúdico o diretor João Rodrigo de Mattos respondeu que remete a infância: “O trampolim é o lugar em que as crianças se encontram para fugir da realidade ruim”, comenta. E ao dizer o que representa o filme, João Rodrigo é enfático: “Para mim é um filme sobre a importância da infância”.

2 comentários:

João Lima disse...

oi monique, esse filme deve ser muito legal! mas acabei não vendo...

Bernadeth disse...

O trampolim faz o menino voar como um pássaro, ser livre...

Postar um comentário

 

Encare Design by Insight © 2009