Conhecido por iluminar monumentos em todo o mundo, essa é a terceira vez que o Outubro Rosa chega ao alto do Corcovado. O lançamento do projeto começou pela manhã, em uma coletiva de imprensa no Copacabana Palace.
Antes da subida para o Cristo Redentor, um coquetel foi servido aos convidados. O reitor do Santuário, Padre Omar Raposo, recebeu os presentes na Capela Nossa Senhora Aparecida, aos pés do Redentor. A Presidente da FEMAMA, Doutora Maira Caleffi, a estilista e madrinha de honra da iniciativa Ser – projeto latino-americano que difunde mensagens de esperança às mulheres com câncer- Carolina Herrera, a gerente-geral do Copacabana Palace e vencedora na luta contra o câncer de mama, Andréa Natal e a vice-presidente de Programas Regionais da American Câncer Society- ONG engajada na luta pelo aumento do diagnóstico precoce do câncer de mama, Alessandra Durstine, participaram da oração, na Capela, ministrada pelo Padre.
Em entrevista exclusiva ao Portal da Arquidiocese, Maira Caleffi acredita que iluminar o Cristo traz maior visibilidade para a causa, graças à grandeza e ecumenismo do monumento.
- A parceria com a Arquidiocese do Rio de Janeiro foi fantástica. O Cristo é realmente o nosso cartão postal. E iluminá-lo faz com que as pessoas tenham uma dimensão do problema. Traz esperanças para as mulheres, porque ver o Cristo iluminado significa que Ele está olhando por elas, disse a presidente da FEMAMA, completando que pretende lançar sempre o Outubro Rosa no Cristo Redentor.
Antes de ser acesa a iluminação, Padre Omar Raposo abençoou os presentes e pediu que o Outubro Rosa sirva de exemplo no apoio a outras iniciativas sociais.
- Invocamos a benção de Deus sobre todos, e pedimos que fortaleça cada vez mais na esperança, na fé e no louvor, para que possamos, a partir dessa campanha aqui no Cristo, estar cada vez mais sensíveis para tantas outras boas causas que nos incentivam a cuidar da saúde, desejou o Sacerdote.
Na noite de ontem, além do Cristo Redentor, o projeto Outubro Rosa iluminou também as fachadas do Shopping Leblon e do Hotel Copacabana Palace.
FEMAMA
Fundada em julho de 2006, a FEMAMA não tem fins lucrativos e busca reduzir os índices de mortalidade do câncer de mama no Brasil através do diagnóstico precoce. O lema da campanha 2010 é “Sem investimento, o câncer de mama não tem tratamento”. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, 45,3% dos casos da doença são descobertos em estágio avançado e os principais responsáveis são a falta de indicação médica, falta de hábito e cuidado com a saúde, além da dificuldade em marcar uma consulta.
A mortalidade do câncer de mama vem baixando na Europa, mas essa ainda não é a realidade no Brasil. O País tem cerca de 50 mil novos casos de câncer de mama por ano. A cada 11 minutos, uma pessoa recebe o diagnóstico positivo da doença, na maioria das vezes, já avançada. A mortalidade do câncer de mama chega a quase 13 mil por ano.
Segundo Maira Caleffi é preciso uma capacitação dos profissionais e agentes de saúde e programas de conscientização sobre o auto-exame, principalmente nas comunidades mais pobres:
- Queremos prevenir e podemos prevenir e mudar o que é curável. Muitas pessoas são atingidas indiretamente pelo câncer. Familiares sofrem junto. (...) Precisamos de trabalhos nas comunidades, porque, atualmente, a pobreza está relacionada com o câncer de mama, disse.
O FEMAMA trata as mulheres que venceram o câncer de mama como vitoriosas. Berenice Pinto, gaúcha, de 46 anos, é uma delas. A doença foi diagnosticada há exatamente dois anos e oito meses atrás, mas, graças a detecção precoce, ela está totalmente curada.
- Sou vitoriosa porque, graças a Deus, tive um diagnóstico bem feito de um câncer em estágio inicial. Tive um câncer de 0,5 milímetros, diagnosticado em uma mamografia digital e é por isso que é importante fazer o exame. Por ser um câncer pequeno, não precisei fazer quimioterapia, disse Berenice, que hoje participa da FEMAMA e do Instituto da Mama, o IMAMA, no Rio Grande do Sul.
Para participar do projeto ou fazer doações, basta acessar o site http://www.femama.org.br/novo/
* Fotos: Raquel Araujo
Um comentário:
Prevenção é tudo...Mulheres façam o auto exame.
Postar um comentário